Câmara de Mara Rosa – GO, Aprova PL de Isenção de IPTU Para Famílias de Baixa Renda Inscritas no Cadastro Único que Possuem Filhos ou Dependentes com Autismo ou Deficiência Física ou Intelectual

Em Sessão Ordinária realizada na noite desta última segunda-feira 10/03, o Plenário da Câmara aprovou o Projeto de Lei Legislativo nº 002/2025, que concede isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único que possuam filhos ou dependentes com autismo ou deficiência fisíca e intelectual.

A isenção terá validade de 5 anos a partir da data de concessão.

A matéria é de autoria dos vereadores Tiago Francisco da Silva (MDB), Geraldo Bernardes Sobrinho (UB) e Oswaldo Costa Junior (PP).

De acordo com o texto aprovado, o projeto de Lei tem como objetivo garantir mais dignidade às famílias que enfretam grandes desafios finaceiros devido aos custos elevados de tratamento médicos, terapias, medicamentos, transportes e outras necessidades especiais, além de promover a inclusão social, o projeto de Lei, fortale o apoio do poder público às pessoas com deficiências.

Quem tem direito à isenção?

  • Residir no município de Mara Rosa e ser proprietários de apenas um único imóvel, além de ser utilizado exclusivamente como moradia da família:
  • Estar inscrito no CadÚnico do Governo Federal comprovando situação de baixa renda:
  • Ter renda familiar por pessoa de no máximo um salário mínimo;
  • Por último, estar em dia com as demais obrigações tributárias municipais, exeto o IPTU que está sendo solicitado à isenção.

“Mais um benefício para às pessoas que enfrentam dificuldades com filho ou uma criança com espectro autista dentro de casa ou com deficiência intelectual. E nós da Câmara Municipal estamos dando nossa contribuição para essas famílias com à isenção do IPTU”, defendeu o vereador Irmão Tiago.

“Quero ressaltar a importância deste projeto, é uma honra e um privilégio muito grande pra mim deixar cravado meu nome na história de Mara Rosa, diante de um projeto que vem beneficiar às pessoas que realmente precisam”, disse o vereador Oswaldo conta Junior.

Fonte: Câmara Municipal de Mara Rosa.