Trabalhadores da construção civil celebram conclusão do Ensino Médio com formatura

Crédito foto: Naira Batista

O Instituto Consciente, braço socioambiental da Consciente Construtora e Incorporadora, realizou no dia 8 de maio, a solenidade de formatura de mais uma turma do projeto Ensino Consciente. A cerimônia aconteceu na sede da incorporadora, em Goiânia, e marcou a conclusão do Ensino Médio de trabalhadores da construção civil em parceria com formandos da Associação dos Acidentados do Trabalho do Estado de Goiás (ACITEG), por meio do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), promovido em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI Goiás), totalizando 13 formandos.

A cerimônia contou com uma mesa de autoridades composta por convidados que fizeram a entrega simbólica dos diplomas. Estiveram presentes o presidente do Instituto Consciente, Felipe Inácio, e o presidente da Consciente Construtora e Incorporadora, Ilézio Inácio. Também participaram o presidente da Central Sicoob Uni, Raimundo Nonato, a presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Estratégico e Sustentável de Goiânia (CODESE), Helena Ribeiro, o presidente emérito da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG), Paulo Afonso, o gestor da escola SESI Planalto, Rogério Viana, a psicóloga e madrinha do Instituto, Elza Alvarenga, e a advogada da Associação dos Acidentados do Trabalho do Estado de Goiás (ACITEG), Eleyde Inácio.

Cristiano Pereira, que trabalha como sinalizador no canteiro da obra Elements da Consciente, foi um dos formandos e destacou a importância da oportunidade. “Estudar nas obras é uma oportunidade excelente para quem trabalha pesado todos os dias. Agradeço à Consciente por essa chance e espero que outras pessoas vejam nosso esforço. Quero inspirar outros trabalhadores a também estudarem e irem atrás dos seus objetivos. Concluir o Ensino Médio foi uma grande vitória”, celebrou.

Rosemeire Oliveira, formanda que concluiu o Ensino Médio ao lado do esposo, José Rocha — também trabalhador da construção civil —, compartilhou a emoção de realizar esse sonho. “Chegamos até o projeto por indicação de uma prima do meu esposo, que já trabalhava na empresa. Estou sentindo uma emoção muito grande, uma felicidade imensa por realizar esse sonho. Achei que nunca conseguiria isso na minha vida. Foi difícil, mas nunca pensei em desistir. Agradeço a Deus e ao Instituto por essa conquista.”

Realizado na incorporadora desde 2009, o Ensino Consciente tem como propósito incentivar a conclusão dos estudos, o letramento e a qualificação profissional de colaboradores da construção civil, seus familiares e membros da comunidade. Ao longo dos 16 anos de existência, mais de 300 pessoas já foram beneficiadas.

As aulas ocorrem nos canteiros de obras, em salas adaptadas à rotina dos trabalhadores. A estratégia tem sido fundamental para reduzir a evasão escolar, já que elimina barreiras como o deslocamento após o expediente e o cansaço físico, comuns entre os alunos trabalhadores.

Todos os participantes recebem kits com material escolar e têm acesso a uma estrutura pedagógica voltada à inclusão e à valorização da cidadania. Para o presidente do Instituto Consciente, Felipe Inácio, cada diploma entregue representa uma história de superação e um futuro com mais possibilidades. “Ao levarmos a escola para o canteiro de obras, rompemos um ciclo de exclusão educacional e ampliamos as oportunidades para quem mais precisa”, afirma.

Fonte: Érica Caetano
Assessora de Imprensa